Protozoários

Protozoários

São seres microscópicos, unicelulares e heterotróficos, que vivem isolados ou em colônias, de forma livre ou realizando parasitismo, podendo habitar os mais variados tipos de ambientes. Esses microrganismos têm uma função de extrema importância no processo de lodos ativados: é através da sua ação predatória que a remoção das bactérias livres é garantida, clarificando assim o efluente.

Os principais exemplares encontrados em sistemas de lodos ativados são classificados principalmente pelos meios de locomoção, e dividem-se em três grandes grupos:

Ciliados


Flagelados


Amebas

Ciliados

Ciliados

Os ciliados são microrganismos unicelulares que possuem o mais elevado grau de complexidade estrutural. Possuem como meio de locomoção os cílios, que são organelas curtas e numerosas, projetando-se da parede da célula e realizando batimentos ritmicamente coordenados. Além da locomoção, os cílios também são úteis para a captura de alimentos como partículas orgânicas e bactérias, clarificando assim o efluente. Os ciliados são subdivididos em quatro grupos:

Flagelados

Amebas