A análise da Atividade Metanogênica Específica (AME) pode ser definida como a capacidade máxima de produção de metano por um consórcio de microrganismos anaeróbicos (ausência de oxigênio), é um monitoramento do lodo e apresenta parâmetros de eficiência e estabilidade do biodigestor (reator anaeróbico).
A eficiência do processo de digestão anaeróbia depende da AME do lodo anaeróbico, isto é, de sua capacidade de transformar os substratos em metano, a partir de quantidades conhecidas de biomassa (gSVT) e de substratos (gDQO).
A análise periódica de AME possibilita avaliar o comportamento da biomassa sob efeitos de compostos inibidores; determinar a toxicidade presente no efluente; estabelece o grau de degradabilidade de diferentes substratos; deficiência de nutrientes; acúmulo de sólidos em suspensão e/ou materiais inertes; determinar a carga orgânica máxima que pode ser aplicada a um determinado tipo de lodo, acelerando o processo de partida de sistemas de tratamento.
A determinação da atividade metanogênica específica é realizada em batelada em ensaios laboratoriais, em ambiente anaeróbico, o qual deve conter as condições ambientais e os nutrientes necessários para a obtenção da atividade biológica máxima. Além disso, a população de microrganismos e nutrientes deve estar presente em quantidade adequada; e dispor do uso de um equipamento capaz de monitorar as mudanças da atividade metabólica durante o período do ensaio.
Experimentalmente, este valor da AME é obtido a partir da obtenção da curva de variação da produção de metano com o tempo. Diferentes métodos são utilizados para a quantificação do biogás, dentre eles o método volumétrico, baseado na determinação do volume de metano produzido em um frasco reacional que contém o lodo a ser testado. Este ensaio fornece a taxa de produção de metano, ou a taxa de consumo de substrato metanogênico por unidade de biomassa (gDQOCH4/gSVT*dia ).
O ensaio de AME estabelece um comportamento histórico do reator anaeróbico da unidade e se o seu desempenho está de acordo com as especificações do projeto. A AME permite determinar a massa mínima de lodo a ser mantida no reator para remoção de determinada carga orgânica aplicada, além de ser uma excelente ferramenta para determinar ações com o foco em aumentar a eficiência do sistema quanto a redução de DQO/DBO, aumento na geração de metano e controle da geração excessiva de ácidos.
3 PROCESSOS DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA08/Mar/201908/03/19há 1 ano e 10 meses Sexta-feira, 08 de Março de 201908/03/2019Toda água para ser consumida precisa ser purificada. A água possui várias impurezas, e essas impurezas precisam ser retiradas para que o ser humano possa consumi-la. Vários são os processos de purificação da água. Vamos conhecer quais são esses processos! Fervura Esse processo é muito simples e eficaz, é utilizado por pessoas que......
Aquisição de Software para Gestão Laboratorial09/Out/201809/10/18há 2 anos Terça-feira, 09 de Outubro de 201809/10/2018A Genética Tecnologia Analítica - Laboratório de Análises de Águas e Efluentes informa que efetuou a compra de um software comercial para Gestão Laboratorial pela empresa JOROM. O software de gestão......
DIGESTÃO ANAERÓBICA10/Mai/201910/05/19há 1 ano e 8 meses Sexta-feira, 10 de Maio de 201910/05/2019A digestão anaeróbica (ou anaeróbia) é um processo de decomposição de matéria orgânica por bactérias em um meio onde não há a presença de oxigênio gasoso. Este......