Notícias

Postado em 11 de Julho às 14h43

BMP - POTENCIAL BIOQUÍMICO DO METANO

O Potencial Bioquímico do Metano (BMP) é uma análise que avalia a capacidade de transformar a matéria orgânica contida no efluente/resíduo em gás metano. Este ensaio monitora o volume do biogás gerado em uma fração de resíduos, avaliando a capacidade de biodegradação destes através da produção total de metano (CH4).

A busca por fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis é objeto de pesquisa recorrente. Além de se constituírem em recursos não-renováveis e limitados, a produção e uso de combustíveis de origem fóssil estão relacionados à emissão de poluentes atmosféricos. Nesse contexto, os biocombustíveis destacam-se como alternativa de energia mais limpa e renovável, em substituição às fontes de energia convencionais. O biogás é um biocombustível proveniente da digestão anaeróbia de resíduos, ou seja, é o produto gerado na biodegradação da matéria orgânica pela ação de bactérias na ausência de oxigênio, que em sua maioria é composto por metano (cerca de 50 a 70 %) e gás carbônico, apresentando traços de gás sulfídrico (H2S) e amônia. Quando maior a concentração de gás metano, maior é o seu potencial energético, e este gás pode ser convertido em energia elétrica e térmica.

Além de incentivar a racionalização do uso dos recursos naturais, minimizando o consumo de matérias-primas e desenvolvendo mecanismos de redução da geração de resíduos, o aproveitamento do biogás visa otimizar a matriz energética disponível para as estações de tratamento de efluentes. O interesse pelo biogás, no Brasil, se intensificou nas décadas de 70 e 80, especialmente entre os suinocultores. Programas oficiais estimularam a implantação de muitos biodigestores focados principalmente, na geração de energia e na produção de biofertilizante e diminuição do impacto ambiental. Os objetivos dos programas governamentais eram de reduzir a dependência das pequenas propriedades rurais na aquisição de adubos químicos e de energia térmica para os diversos usos (cozimento, aquecimento, iluminação e refrigeração), bem como, reduzir a poluição causada pelos dejetos animais e aumentar a renda dos criadores.

Atualmente, o biogás não é mais encarado apenas como um subproduto obtido a partir da decomposição anaeróbia. Tornou-se alvo de fortes pesquisas, que são impulsionadas pelo aquecimento da economia nos últimos anos e a elevação acentuada do preço dos combustíveis fósseis, no intuito de criar novas formas de produção energética que possibilitem a redução do uso dos recursos naturais não renováveis.

Diante disso, a análise de BMP entra como etapa inicial de um projeto de energético através de rejeitos agroindustriais, perante a obtenção da geração máxima de biogás e gás metano.

Para a realização do ensaio em batelada de BMP, de acordo com a norma internacional alemã, são inoculados o substrato (efluente ou resíduo sólido), meio de cultura e lodo anaeróbico de alta atividade metanogênica, em triplicata, sob condições controladas de temperatura e pressão, durante um período entre 30 e 60 dias, quantificando e caracterizando o biogás produzido.

O ensaio de BMP permite a tomada de decisões quanto à viabilidade da degradação anaeróbica do resíduo, uma vez que os processos anaeróbicos produzem energia(térmica e/ou elétrica), com baixa produção de lodo comparado à outras formas de tratamento.

LINK: https://www.geneticagroup.com/engenharia-ambiental#bmp-efluentes--bmp--potencial-bioquimico-de-metano

Veja também

BIOQUÍMICA10/05 A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a......
Genética Group amplia conexões durante a FIEMA Brasil 201615/04/16 Unindo a criatividade e empreendedorismo do brasileiro com o modelo de pesquisa norte americano e europeu, a Genética Group Tecnologias Ambientais apresentou, durante a FIEMA Brasil 2016, uma gama completa de serviços voltados à......
3 PROCESSOS DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA08/03 Toda água para ser consumida precisa ser purificada. A água possui várias impurezas, e essas impurezas precisam ser retiradas para que o ser humano possa consumi-la. Vários são os processos de purificação da......

Voltar para Notícias (pt)