Notícias

Postado em 10 de Junho de 2019 às 10h20

DRAGAGEM

Curiosidades (14)

Dragagem define-se como o serviço de desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais de acesso a portos. O principal objetivo é realizar a manutenção ou aumentar a profundidade. Com auxílio de dragas de sucção e recalque, é possível executar a remoção de materiais sólidos do fundo de corpos d’água como lodo e areia.


O processo de dragagem também é utilizado para a exploração de depósitos minerais, diamantes e recursos marinhos de valor comercial tais como alguns tipos de moluscos (Compton’s Encyclopedia, 1998). O material dragado pode ser sedimentado por meio de tecnologias como centrifugação/decanters ou tubos geotêxteis e transferido para local de despejo autorizado por órgãos competentes.


Alguns historiadores relatam que a dragagem é uma arte muito antiga. Vestígios do trabalho humano envolvendo técnicas primitivas de dragagem foram encontrados em muitos locais da Terra e tratam-se de sinais que datam milhares de anos antes de Cristo. Em tais circunstâncias, a embarcação era, provavelmente, uma canoa e o meio de escavação uma pá manuseada por uma pessoa.


O processo de dragagem apresenta-se dividido em dois grupos (Bray, et al., 1997), que são a dragagem inicial, na qual é formado o canal artificial com a retirada de material virgem, e as dragagens de manutenção, para a retirada de material sedimentar depositado recentemente, com a finalidade de manter a profundidade do canal propiciando a movimentação de embarcações de vários tamanhos em portos e marinas. Um terceiro tipo de dragagem em fase de implantação em muitas partes do mundo é a "dragagem ambiental", a qual procura remover uma camada superficial de sedimento contaminado por compostos orgânicos e inorgânicos, sem que haja a ressuspensão destes contaminantes (GE Study Report, 1998).


Draga submersível para reciclo e movimentação de lodo
De posse do estudo de batimetria, direciona-se a draga para reciclo e movimentação do lodo. Este equipamento foi especialmente desenvolvido para as mais diversas situações de bombeamento. O equipamento é robusto, e atinge grandes profundidade e elevadas curvas de recalque.

https://www.geneticagroup.com/engenharia-ambiental#draga-submersivel-para-reciclo-e-movimentacao-de-lodo

 

Fonte: https://portogente.com.br/portopedia/73040-dragagem

Veja também

MICROSCOPIA AERÓBIA13/03/19 O sistema de lodos ativados é um dos processos mais eficientes para tratamento de efluentes e o mais utilizado no mundo. O objetivo principal é o equilíbrio de diferentes microrganismos, os quais formam o floco biológico, que por sua vez, ao entrar em uma zona sem aeração, tende a decantar, removendo assim as impurezas orgânicas no efluente. Quando ocorre um......
BIOTECNOLOGIA08/03/19 Biotecnologia é uma área que visa desenvolver produtos e processos biológicos com a ajuda da ciência e da tecnologia. A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica biotecnologia como “qualquer......

Voltar para Notícias (pt)