Notícias

Postado em 10 de Junho de 2019 às 10h23

O QUE É BATIMETRIA?

Curiosidades (14)

A Batimetria é um levantamento batimétrico relacionado às medições de profundidade de uma determinada massa de água (mares, rios e lagos). O termo Batimetria vem do grego Bathus que significa profundo, e Metron que significa medida.


É a topografia do mundo submerso.


A Batimetria manifesta-se cartograficamente por curvas batimétricas que unem os pontos de uma mesma profundidade com equidistâncias verticais, semelhante as curvas de nível topográficas.


Conceitos da batimetria
Para realizar a batimetria é necessário a utilização de um ecobatímetro. Este equipamento fornece informações de profundidade através do tempo de duração da emissão do pulso sonoro e a recepção do mesmo sinal refletido.


As profundidades são essenciais e de muita importância para realizar a representação das linhas isobáticas, ou seja, são essas linhas que permitirão a visualização da topografia submersa.


Além disso, o usuário necessita de um programa hidrográfico, que possibilita a aquisição automática de informações originadas de diferentes sensores, dentre eles a posição da embarcação (latitude e longitude) obtida através de GPS ou Estação Total, as profundidades fornecidas pelo ecobatímetro e as correções referentes ao movimento da embarcação (altitude) fornecida por um outro sensor inercial.


Aplicações da batimetria

A batimetria é muito utilizada em obras de engenharia, principalmente no que se diz respeito a construções de barragens e reservatórios, hidrelétricas, portos, dragas, pontes e cravação de estacas. Além disso, é uma atividade fundamental para obtenção de licenças junto aos órgãos reguladores para autorizar tais construções, sendo executado de forma obrigatória.


Em tratamento de efluentes, é utilizada para determinar o volume e a posição do lodo em lagoas e tanques, facilitar a tomada de ações de retirada, de tratamento e de desidratação.


Solução Genética Group
Em muitos casos, realizamos o estudo de gravimetria do lodo juntamente com a batimetria, e aplicamos bactérias e seus metabólitos para digestão biológica deste lodo, realizando análises sequenciais para acompanhar a redução do lodo pelas bactérias. Conforme a característica do lodo, chegamos a degradação biológica de lodo superior a 80%.

https://www.geneticagroup.com/engenharia-ambiental#batimetria---volume-e-posicao-do-lodo-em-lagoas-e-tanques

 

Fontes: https://www.santiagoecintra.com.br/blog/geo-tecnologias/o-que-e-batimetria

Veja também

OS DIVERSOS TIPOS DE LODO07/06/19 Chamamos de lodo o material que é sedimentado e removido do fundo de decantadores, enquanto o lodo líquido clarificado é removido pela superfície. Os lodos podem ser classificados em vários tipos, são eles: Lodo primário, ou bruto: É o lodo que é removido nos decantadores primários, esse lodo é normalmente constituído de......
BIOTECNOLOGIA08/03/19 Biotecnologia é uma área que visa desenvolver produtos e processos biológicos com a ajuda da ciência e da tecnologia. A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica biotecnologia como “qualquer......
QUÍMICA VERDE08/02/19 O termo Química Verde surgiu da necessidade de auxiliar no combate à poluição gerada por Indústrias, se refere a um projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de......

Voltar para Notícias (pt)