Notícias

Postado em 08 de Fevereiro às 11h09

O QUE É BIODEGRADAÇÃO

Curiosidades (13)

Biodegradação é o processo de desintegração de materiais realizada por bactérias, fungos e outros organismos. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1961, para descrever a decomposição de materiais compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio.

A biodegradação é essencial para a manutenção da vida na terra, pois ela permite a formação de húmus, que retorna os nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis.

Sem a biodegradação, a formação de húmus seria inviabilizada, e os nutrientes ficariam eternamente presos nos organismos, não podendo ser naturalmente reciclados, inviabilizando a vida no planeta como a conhecemos.
• Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo
Os micro-organismos realizam a biodegradação para utilizar substâncias químicas na respiração celular e na formação de aminoácidos, tecidos e novos organismos.

Além de contribuir para a reciclagem de nutrientes, a biodegradação contribui para eliminar contaminantes de origem orgânica como fezes, detergente, papel, hidrocarbonetos, etc; podendo ocorrer por meio da degradação aeróbica (com a presença de oxigênio) ou da degradação anaeróbica (sem oxigênio).

O termo é frequentemente usado na biomedicina, gestão de resíduos, ecologia e biorremediação, sendo associado a produtos ecologicamente corretos, capazes de se decompor de volta em elementos naturais.

Mas é importante não confundir a biodegradação com a compostagem. Quando algo é biodegradável significa apenas que ele pode ser consumido por micro-organismos. A compostagem, por outro lado, é a transformação da matéria orgânica em um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na matéria-prima original.

• Compostagem: o que é, para que serve e como fazer
• HPAs: o que são os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e seus efeitos
• Você sabe o que são PCBs?
Entre os contaminantes que podem ser biodegradados pelos micro-organismos estão os óleos (hidrocarbonetos), os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), os bifenilos policlorados (PCBs), substâncias farmacêuticas, entre outras.
Fatores que afetam a biodegradação

Na prática, quase todos os compostos químicos e materiais estão sujeitos à biodegradação. Entretanto, a importância está no tempo demandado por cada tipo de material. Fatores como água, luz, temperatura e oxigênio interferem no processo.

A biodegradabilidade pode ser medida de várias maneiras. Testes de respirometria, por exemplo, podem ser usados para micróbios aeróbicos. Para isso, é adicionado oxigênio a uma mistura de resíduos sólidos com micro-organismos e solo. Ao longo de vários dias, conforme os micro-organismos vão digerindo, é liberado dióxido de carbono, cuja quantidade emitida serve como um indicador de degradação. A biodegradação também pode ser medida por micróbios anaeróbicos e pela quantidade de metano ou liga que eles são capazes de produzir. Na literatura científica formal, o processo é denominado biorremediação.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/6557-biodegradacao.html

Veja também

COMO PODEMOS EVITAR A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS?08/02 A água é o principal recurso do planeta. Preservá-la significa garantir a manutenção da vida! Entre os principais usos da água estão: abastecimento público, saneamento, agricultura, pecuária, geração de energia, recreação e comercial. Infelizmente, no Brasil, a poluição de rios e lagos e o desperdício......
O QUE SÃO EFLUENTES10/05 Efluentes são despejos líquidos provenientes de atividades humanas e industriais. Embora alguns autores tratem também as emissões atmosféricas como efluentes, classificando-as como efluentes gasosos, aqui seguiremos a......
3 PROCESSOS DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA08/03 Toda água para ser consumida precisa ser purificada. A água possui várias impurezas, e essas impurezas precisam ser retiradas para que o ser humano possa consumi-la. Vários são os processos de purificação da......

Voltar para Notícias (pt)