Notícias

Postado em 05 de Abril de 2019 às 09h35

O QUE É BIOGÁS

Biogás é um biocombustível, pois é considerado uma fonte de energia renovável. É produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.

Produção e utilização do biogás


A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal).
O biogás também pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica.
O biogás pode ser usado em substituição aos gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural.
Existem várias matérias-primas (substâncias orgânicas) que podem ser utilizadas na produção de biogás. Exemplos: parte orgânica de lixo urbano, lodo de estação de tratamento de esgoto, fezes de animais (porcos, bois, aves, etc.), vinhaça e resíduos orgânicos gerados pelas indústrias.

Você sabia?


- O biogás pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica. Para tanto, é necessário a utilização de geradores elétricos específicos.
- Com 1 m³ de biogás é possível gerar energia equivalente a queima de 1,5 m³ de gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo, GLP). Portanto, o uso do biogás é muito mais vantajoso.
- Em 2018, o Brasil gerou cerca de 120 MW de energia elétrica com o uso do biogás (fonte: Ministério de Minas e Energia - Balanço Energético Nacional 2018). É um uso muito pequeno, pois corresponde a apenas 0,08% da energia elétrica gerada no país.


Fonte: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/biogas.htm

Veja também

GENÉTICA GROUP REALIZA TREINAMENTO TÉCNICO NO PERU06/12/19 Na semana de 25 a 29 de novembro de 2019, o CEO e Diretor Técnico da Genética Group, Ivan Sganderla, esteve no Peru visitando clientes da empresa Grand Invest, parceira da Genética na distribuição de produtos biotecnológicos neste país bem como, Equador e Colômbia. O treinamento teve como objetivo, aprofundar os conhecimentos sobre......
OS DIVERSOS TIPOS DE LODO07/06/19 Chamamos de lodo o material que é sedimentado e removido do fundo de decantadores, enquanto o lodo líquido clarificado é removido pela superfície. Os lodos podem ser classificados em vários tipos, são......

Voltar para Notícias (pt)