Chamamos de lodo o material que é sedimentado e removido do fundo de decantadores, enquanto o lodo líquido clarificado é removido pela superfície. Os lodos podem ser classificados em vários tipos, são eles:
Lodo primário, ou bruto: É o lodo que é removido nos decantadores primários, esse lodo é normalmente constituído de sólidos sedimentáveis. O decantadores primários são adotados antes do reator biológico dos sistemas de lodos ativados convencionais, filtros biológicos ou antes de sistema de coagulação-floculação em que se reduz o consumo de coagulantes.
Lodo secundário: É o lodo que é removido após reatores, ou mesmo extraído diretamente pelo reator biológico. Quando o sistema é de lodos ativados com aeração prolongada, em que a idade do lodo é elavada (20 a 40 dias), 9º lodo é dito digerido, ou seja, esse lodo já atingiu a digestão completa, enquanto nos sistemas de lodos ativados convencionais, em que a idade do lodo é baixa (4 a 10 dias), o lodo não atingiu a digestão, sendo dito séptico.
Lodo químico: É o lodo proveniente de sistemas de tratamento físico-químico (de industrias de galvanoplastia, por exemplo), onde são usados coagulantes ou precipitantes, como os sais de ferro e de alumínio.
Lodo Biológico: São provenientes do sistema de tratamento biológico, que após sofrerem tratamento podem ser utilizados de modo benéfico, e são denominados biossólidos. As concentrações dos diversos tipos de lodos podem encontrar-se desde uma faixa de 0,5 a 8%, podendo ser escoados e bombeados. Os valores mais baixos são obtidos nos sistemas de lodos ativados, e os mais altos nos decantadores primários.
Digestão biológica de lodo Para a degradação acelerada de lodo aplica-se um mix de bactérias saprófitas que realizam o ciclo da degradação de lodo em energia e gás. A Genética Group desenvolveu um estudo de batimetria e análise qualitativa do lodo para definição da aplicação de bioestimuladores juntamente com bactérias, pois o lodo já é um resíduo que as bactérias do meio não digeriram, ou seja, necessita de muita especificidade para obtenção de excelentes resultados com a biorremediação, oferecendo a técnica completa para alcançar a máxima eficiência na degradação de lodo.
Fonte: Tratamento Físico-Químico de Águas Residuárias Industriais – José Alves Nunes
Veja também
DRAGAGEM10/Jun/201910/06/19há 1 ano e 7 meses Segunda-feira, 10 de Junho de 201910/06/2019Dragagem define-se como o serviço de desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais de acesso a portos. O principal objetivo é realizar a manutenção ou aumentar a profundidade. Com auxílio de dragas de sucção e recalque, é......
O QUE SÃO EFLUENTES10/Mai/201910/05/19há 1 ano e 8 meses Sexta-feira, 10 de Maio de 201910/05/2019Efluentes são despejos líquidos provenientes de atividades humanas e industriais. Embora alguns autores tratem também as emissões atmosféricas como efluentes, classificando-as como efluentes gasosos, aqui seguiremos a......
MICROBIOLOGIA13/Mar/201913/03/19há 1 ano e 10 meses Quarta-feira, 13 de Março de 201913/03/2019A ciência da microbiologia é o estudo dos organismos microscópicos e suas atividades, preocupa-se na forma, estrutura, reprodução, fisiologia e metabolismo. Em sua maior parte, trata com organismos unicelulares. Todos os......