Chamamos de lodo o material que é sedimentado e removido do fundo de decantadores, enquanto o lodo líquido clarificado é removido pela superfície. Os lodos podem ser classificados em vários tipos, são eles:
Lodo primário, ou bruto: É o lodo que é removido nos decantadores primários, esse lodo é normalmente constituído de sólidos sedimentáveis. O decantadores primários são adotados antes do reator biológico dos sistemas de lodos ativados convencionais, filtros biológicos ou antes de sistema de coagulação-floculação em que se reduz o consumo de coagulantes.
Lodo secundário: É o lodo que é removido após reatores, ou mesmo extraído diretamente pelo reator biológico. Quando o sistema é de lodos ativados com aeração prolongada, em que a idade do lodo é elavada (20 a 40 dias), 9º lodo é dito digerido, ou seja, esse lodo já atingiu a digestão completa, enquanto nos sistemas de lodos ativados convencionais, em que a idade do lodo é baixa (4 a 10 dias), o lodo não atingiu a digestão, sendo dito séptico.
Lodo químico: É o lodo proveniente de sistemas de tratamento físico-químico (de industrias de galvanoplastia, por exemplo), onde são usados coagulantes ou precipitantes, como os sais de ferro e de alumínio.
Lodo Biológico: São provenientes do sistema de tratamento biológico, que após sofrerem tratamento podem ser utilizados de modo benéfico, e são denominados biossólidos. As concentrações dos diversos tipos de lodos podem encontrar-se desde uma faixa de 0,5 a 8%, podendo ser escoados e bombeados. Os valores mais baixos são obtidos nos sistemas de lodos ativados, e os mais altos nos decantadores primários.
Digestão biológica de lodo Para a degradação acelerada de lodo aplica-se um mix de bactérias saprófitas que realizam o ciclo da degradação de lodo em energia e gás. A Genética Group desenvolveu um estudo de batimetria e análise qualitativa do lodo para definição da aplicação de bioestimuladores juntamente com bactérias, pois o lodo já é um resíduo que as bactérias do meio não digeriram, ou seja, necessita de muita especificidade para obtenção de excelentes resultados com a biorremediação, oferecendo a técnica completa para alcançar a máxima eficiência na degradação de lodo.
Fonte: Tratamento Físico-Químico de Águas Residuárias Industriais – José Alves Nunes
Veja também
MICROSCOPIA AERÓBIA13/Mar/201913/03/19há 2 anos Quarta-feira, 13 de Março de 201913/03/2019O sistema de lodos ativados é um dos processos mais eficientes para tratamento de efluentes e o mais utilizado no mundo. O objetivo principal é o equilíbrio de diferentes microrganismos, os quais formam o floco biológico, que por sua vez, ao entrar em uma zona sem aeração, tende a decantar, removendo assim as impurezas orgânicas no efluente. Quando ocorre um......
QUÍMICA VERDE08/Fev/201908/02/19há 2 anos Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 201908/02/2019O termo Química Verde surgiu da necessidade de auxiliar no combate à poluição gerada por Indústrias, se refere a um projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de......
BIOTECNOLOGIA08/Mar/201908/03/19há 2 anos Sexta-feira, 08 de Março de 201908/03/2019Biotecnologia é uma área que visa desenvolver produtos e processos biológicos com a ajuda da ciência e da tecnologia. A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica biotecnologia como “qualquer......