Notícias

Postado em 08 de Fevereiro às 11h56

QUÍMICA VERDE

Curiosidades (13)

O termo Química Verde surgiu da necessidade de auxiliar no combate à poluição gerada por Indústrias, se refere a um projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas.

Os processos químicos são responsáveis por boa parte dos poluentes lançados em rios; torná-los mais limpos é o principal objetivo dos defensores da green chemistry. A iniciativa para o projeto vem da Sociedade Química Americana, veja a seguir alguns passos que podem minimizar os impactos ambientais:

• A escolha das substâncias a serem utilizadas no processo é um passo muito importante, ingredientes menos tóxicos geram resíduos menos agressivos à natureza.

• O uso de fontes renováveis diminui o volume de resíduos, uma vez que o método permite que a matéria-prima seja reutilizada após seu uso. Por exemplo, a reciclagem do papel traz economia de energia. Se fosse para utilizar a madeira virgem, o processo levaria mais tempo, o que implica em um aumento do gasto de energia.

• A análise em tempo real permite identificar resíduos tóxicos assim que eles aparecem em meio ao processo. Metodologias analíticas que monitoram e controlam o processo evitam a formação de substâncias nocivas.

• Os acidentes químicos podem ser evitados se os processos forem criteriosamente escolhidos. A probabilidade de vazamentos, explosões e incêndios pode ser erradicada através da escolha correta da Metodologia.

Estas são algumas das iniciativas a serem seguidas para as Indústrias que se adaptam à Química Verde.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/quimica-verde.htm?fbclid=IwAR3Sn-IK6OwJyzQjAsWpEl6b78YaK8vb9cAkgxlbjHcjXhiMeeHXL_T5UL8

Veja também

OS DIVERSOS TIPOS DE LODO07/06 Chamamos de lodo o material que é sedimentado e removido do fundo de decantadores, enquanto o lodo líquido clarificado é removido pela superfície. Os lodos podem ser classificados em vários tipos, são eles: Lodo primário, ou bruto: É o lodo que é removido nos decantadores primários, esse lodo é normalmente constituído de......
A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE ÁGUA PARA AS CIDADES06/02 A correria do dia a dia e os muitos afazeres, muitas vezes, faz com que nos esqueçamos de coisas muito importantes. Por causa da agitação e a falta de tempo, as pessoas estão percebendo que é necessário se preocupar......
O QUE É BIODEGRADAÇÃO08/02 Biodegradação é o processo de desintegração de materiais realizada por bactérias, fungos e outros organismos. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1961, para descrever a decomposição de materiais......

Voltar para Notícias (pt)